quarta-feira, 1 de maio de 2013

Resenha: Tio Tungstênio – Oliver Sacks


Bem, um amigo leu Tio Tungstênio – Oliver Sacks e fez a resenha para nos contar a história: 
  Este livro é verdadeiramente significativo por vários motivos, sempre ouvi histórias de que professores de química usavam este livro no ensino e motivação de seus alunos. Outro motivo é que eu como um grande amante da Química, junto da insistência das pessoas certas, resolvi que este seria o meu primeiro livro a ser lido e com uma escrita extremamente elaborada Oliver Sacks contou sua história e como essa ciência maravilhosa o ajudou a passar por muitas situações. 

                Sacks, filho de um casal de médicos, viveu em época de guerra, estudou em um internato muito distante de sua terra natal, Londres, sendo apenas um garotinho de 7 anos nunca percebeu o quanto era problemático, ele estava preocupado demais observando a natureza e se lembrando das histórias de seu tio Dave, mais conhecido como tio Tungstênio, (elemento de numero 74 da tabela periódica do qual seu tio, químico, trabalhava para fabricar lâmpadas).

                No fim da guerra, voltou para sua casa e em um dos quartos decidiu que ali faria um laboratório pessoal de química, muitos perigos, experimentos e explosões ocorreram ali, até que aos 15 anos Oliver se depara com uma cruel dúvida!

                Assumo que foi pra mim o livro mais importante, marcante e maravilhoso, é muito fácil de ler e te prende a cada página, se você é um amante da química vai adorar ainda mais. E como toda obra de Oliver Sacks pode ser lido por jovens e adultos com facilidade, e tem um final extremamente marcante que faz qualquer homem adulto chorar!

       “...inflamar-se intensamente, vivamente, como uma estrela, durante algum tempo, e então consumir-se, acabar aos poucos, desaparecer? Ou seria talvez mais simplesmente, que eu estava crescendo, e que ‘crescer’ nos faz esquecer as líricas, místicas percepções da infância, a glória e o frescor, que então se esvaneciam à luz do cotidiano?” – Oliver Sacks, Tio Tungstênio.

Resenhado por: Guilherme Victor Chiappa Bento
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário